Dicas

Adesivo X-315

12 Novembro 2012

O adesivo X-315 tem sido utilizado com sucesso nas empresas que controlam pragas ou produzem sistemas para controle ou monitoramento de insetos.

Trata-se de um adesivo de tato permanente, usado em conjunto com várias formas de atração para que os insetos fiquem aderidos à superfície onde é aplicado, não sendo considerado um produto com ação e composição específica de inseticida. Apresenta várias formas de utilização:

Placas impregnadas com X-315 dentro de aparelhos luminosos e que são utilizadas em empresas que necessitam de controles sem inseticidas químicos, como as alimentícias.

Papel cartão impregnado com X-315 e presença de feromônios sexuais específicos para o inseto ser atraído para a armadilha adesiva. Esse sistema vem sendo amplamente adotado em várias lavouras para acompanhar a evolução da praga, avaliando a presença do inseto em termos de amostragem e a tomando a decisão sobre o momento ideal para a aplicação do controle químico.

Faixas coloridas amarelas e azuis com o adesivo aplicado e colocadas dentro de estufas agrícolas. Exemplo: produção de flores onde há uma redução no uso de defensivos químicos. Há também placas coloridas produzidas industrialmente.

Atualmente existem muitas industrias adotando produtos prontos que conjugam o uso do adesivo X-315.

No caso das superfícies amarelas impregnadas com o X-315, os insetos que podem ser combatidos são: mosca branca, pulgão, minadora, cigarrinha, fungos gnat, vaquinha e caratite capitata. Para superfícies azuis: trips e mosca dos estábulos.

Plástico sem o X-315
Plástico sem o X-315
Plástico com o X-315: Insetos capturados
Plástico com o X-315: Insetos capturados
Plástico com o X-315: Insetos capturados em detalhe
Plástico com o X-315: Insetos capturados em detalhe

Veja também: